quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COORDENADOR PEDAGÓGICO ATUAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

                                                            Maria Helena 


                    A história da educação é rica com relação as suas transformações. No que se refere aos seus dirigentes, para cada contexto histórico, os valores determinam as formas e normas vigentes, inclusive as relações interpessoais, em todas as instituições e a escola não poderia ficar ausente deste assunto.
                  As várias alterações sofridas na estrutura e funcionamento das instituições escolares, decorrentes de legislação, e questões sócios culturais, esboçam na atualidade um perfil que, ainda, busca uma definição. Pois, embora a escola seja uma organização, não é designada como empresa. Mesmo com funcionários e prestadora de serviço, seu papel social são a condiciona ao funcionamento de uma empresa. Porquanto, os papeis sociais exercidos por seus colaboradores obedecem a perfis alcunhados por outras literaturas.
                 Por menor que seja a escola, ela cumpre o mesmo papel, proporcionar o processo ensino aprendizagem, por isso está atrelada a uma série de leis, constituição federal, LDB, ECA, lei de acessibilidade, entre as leis complementares. Estando localizada em determinada comunidade estabelece uma relação com os moradores, comercio e demais instituições em seu entorno. Ainda, estabelece relacionamento, internamente com os estudantes, pais, professores e funcionários. Sendo o articulador principal de uma unidade escolar a equipe diretiva, quer composta apenas por um profissional ou tendo uma equipe composta por assessores e demais técnicos, como psicólogos, orientadores, supervisores ou coordenadores pedagógicos.
                A atualidade exige da escola mais que transmissão de informações, porquanto seus profissionais devem possuir alem de uma formação técnica de excelência, um perfil de pesquisador. No contexto atual as transformações são instantâneas e com pouca durabilidade. O que exige dos gestores escolares estarem a frente das informações, tendo conhecimentos de toda ordem.
               Este texto definirá o profissional aqui descrito como coordenador pedagógico, aquele que vem assumindo a vida na escola no quesito pedagógico: planejamentos, avaliação, relações interpessoais,...
Primeiramente este profissional deve conhecer-se saber de suas potencialidades e fragilidades, para tentar superá-las, ou seja, uma boa relação intra pessoal. A seguir uma relação interpessoal saudável, para tanto, utilizar da empatia nas relações que são estabelecidas no ambiente escolar, com seus pares, professores, direção, estudantes, pais e comunidade externa.
              O coordenador pedagógico diariamente está envolvido em conflitos, não se entendendo como brigas e sim como divergência de ideias entre as pessoas, cabe a ele fazer a mediação de forma respeitosa, independente de hierarquia. Ser autoridade, sem utilizar do autoritarismo. Assim, deve ser ético, responsável e conhecedor de suas funções.
Uma de suas atribuições é orientar o professor quanto ás questões pedagógicas da instituição, desde a sua chegada. Acolher o professor apresentar-lhe a escola suas políticas e normas, as formas de planejamento.

Alguns passos fundamentais:

• Acolher o professor desde seu início na instituição;
• Ouvi-lo em suas dúvidas e não simplesmente falar;
• Mostrar-lhe o organograma da escola, apresentando-lhe as pessoas com suas respectivas atribuições;
• Apresentar-lhe o Regimento, indicando deveres e direitos de estudantes e professores;
• Indicar o Projeto Pedagógico – e está diretamente ligado a sua função – teoria de aprendizagem de acordo com a proposta curricular, formas de elaborar o planejamento, como proceder com a avaliação processual.
• Legislação com relação a assiduidade dos estudantes
• Atribuições fora da sala de aula: conselho de classe, eventos, Mostras, Feiras, conversas com pais, reuniões pedagógicas, entre outros;
• Deixar claro que, mesmo o professor tendo muita experiência em outras instituições, esta é nova para ele, portanto deve conhecê-la para elaborar o diagnóstico, saber de sua cultura e rotina para fazer as intervenções de forma coerente.
• Colocar-se a disposição para qualquer dúvida.

Perfil profisssiografico/personológico para exercer tal atribuição;

• Honestidade
• Sinceridade
• Humildade
• Observador
• Organizado
• Fazer uso de empatia
• Saber ouvir sem esteriótipos
• Conhecedor de sua função
• Estar atualizado
• Pesquisador das questões pertinentes a sua atribuição
• Voltar atrás quando errar
• Saber trabalhar em equipe
• Administrar conflitos, harmonizando com tranqüilidade
• Tratar as pessoas com cortesia
• Respeitar todos, independente de cargo, função ou conhecimentos
• Fazer encaminhamentos e devoluções aos envolvidos
• Cumprir prazos e planejamentos
• Saber planejar
• Ser paciente nos processos, sem ser passivo
• Passar tranqüilidade e segurança para sua equipe
• Ser ético e justo;

Atribuições

Coordenador de curso


• Conhecedor da LDB, Lei Complementar e demais normas e resoluções de seu curso;
• Domínio das diretrizes curriculares nacionais de seu curso;
• Conhecedor do PPP e Regimento Escolar;
• Ser o elo entre direção e docentes;
• Definir com sua equipe o perfil de egresso a partir de documentos legais;
• Elaborar em conjunto o planejamento de curso;
• Orientar na elaboração dos planos de ensino, plano de aula, preenchimento do diário de classe dos docentes de seu curso;
• Acompanhar o desempenho dos docentes;
• Participar do pré conselho de classe;
• Acompanhar trabalho da OE referentes a estudantes de seus curso;
• Se interar de questões de conflitos entre docentes; e docente e estudante;
• Cumprir e fazer cumprir as combinações coletivas.
• Participar e coordenar eventos, Mostras, Feiras, conversas com pais, reuniões pedagógicas, entre outros de seu curso;

Coordenador de laboratórios/ateliês

• Conhecedor do PPP e Regimento Escolar;
• Conhecedor das matrizes curriculares dos cursos (devido conteúdos/prioridades);
• Responder por todas as atividades, tarefas, problemas deste espaço;
• Elaborar calendário de utilização do espaço, cumprindo e fazendo cumprir;
• Manter atualizado instrumentos e recursos necessários;
• Conservar instrumentos e recursos em bom estado de utilização;
• Cumprir e fazer cumprir as normas daquele ambiente;
• Executar os encaminhamentos necessários a sua atribuição;
• Manter seus superiores informados da condução de suas tarefas.
• Participar de reuniões pedagógicas,

O coordenador pedagógico e a formação continuada

             O coordenador, pelo fato de ter uma atribuição que lhe permite contato com todos os docentes e equipe diretiva, por meio de sua observação, deve ser capaz de detectar dificuldades e fragilidades no processo, elaborando assim possibilidades de estudos para este grupo. Indicando textos, leituras, reuniões de estudos ou mini cursos, partindo sempre das necessidades do grupo.
            Pensar em formação continuada, não necessariamente tenha que encaminhar os docentes para eventos fora da instituição, contudo permitir o encontro dos mesmos, que possam partilhar suas dúvidas e socializar sua prática, o que dando bons resultados.

             Concluindo, a equipe composta pelos coordenadores, deve pautar-se no PPP para ter uma prática única, no sentido que não haja divergência em orientações normativas e políticas da instituição, pois isso pode fragilizar a própria equipe, perdendo credibilidade diante do quadro de docentes e estudantes. Deve reunir-se com freqüência, iniciando pela organização do calendário e planejamento geral da escola no início do ano.
         Organizar um grupo de estudos para problematizar suas questões transformando em necessidades e ações. Estudar a própria prática a fim de aprimorá-la. Criando um código de ética entre colegas para que não haja “panelas” dentro da equipe.
            A função de um coordenador na instituição escolar na atualidade é um desafio edificante, pois traz inúmeras possibilidades de desenvolvimento como profissional e como ser humano.


Baseado nas leituras:

Sandra Nicastro, Marcela Andrezzi; Asesoraimento pedagógico em accion –
Tardif Maurice, Saberes docentes e formação profissional –
Eliane Bambini Gorgueira Bruno (org); O coordenador pedagógico e a educação Continuada –
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia.