segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Falando nisso, professores

                                                                    Maria Helena

O/A Professor/a em sala de aula, em muitas situações, quando quer ser ouvido costuma, pedir “Silêncio”, ou seja, ninguém precisa escutá-lo, pois silenciar não significa atenção. Enquanto deveriam pedir para os alunos ouvirem. Estarem atentos.

Nas salas de educação infantil as regras ficam expostas para que as crianças criem os hábitos. Um item que está no quadro e eu sempre questionei é: “esperar a vez de falar”, ou seja, a criança pode brincar, silenciar, mas não ouvir. Quanto deveriam pedir para acolher respeitosamente a fala do outro, porque aquilo que Ele traz é importante. Assim, deveria estar escrito: Ouvir quando o outro fala e somente depois, falar”

Manter uma aula com estratégia dialogada, demanda entender o que é diálogo, não basta somente o estudante responder ao professor, é preciso que o professor assegure o direito daquele que está falando para a classe.

Ser mediador em um diálogo é estar atento a todos.

Enquanto docente nunca permiti que um estudante falasse sem que os outros o acolhessem. Eu pedia – “Espere, aprende que deves ser respeitado enquanto falas.” Quando todos olhassem para ele, ai sim –“prossiga”.

É fácil? Nem um pouco. Dá trabalho? Muito. E como ficam os conteúdos? Quais? Da matéria? Aprendem quando precisarem.

Entendo que vivemos um momento que precisamos do conteúdo dos sujeitos. Isso me acompanha há 30 anos.

Confundimos metodologia com recursos, técnicas...simplificamos, reduzimos...a metodologia vai além, pois deve ser coerente à linha filosófica e à pedagógica. E todos os projetos pedagógicos por mim estudados, pretendem promover a formação ciente de direitos e deveres, no entanto, a metodologia, não passa de um conjunto de estratégias. Dito isso, para o cidadão exercer a sua cidadania, precisa dialogar e, para tal, dever compreender o que é um diálogo, e como mantê-lo. Saber o que a atenção, o que é estar presente no ato de se comunicar.