segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

O FUTURO DECORRE DO PRESENTE

 

Maria Helena

          É bastante frequente, quando o assunto se refere a crianças e adolescentes pensar no futuro dos mesmos. Isso é importante. Contudo, devemos refletir mais acerca do tema, aqui tratando desde as políticas públicas até a educação praticadas no lar em que esses se encontram.

Muitos filósofos clássicos possuem suas frases de efeito repetidas até a atualidade. Com a psicologia, temos terapeutas que assumem determinada escola e seguem seus gurus. Sem dúvida o conhecimento, a epistemologia sobre o desenvolvimento da criança e adolescente auxilia e, muito, aos educadores, quer familiares ou professores. Porém, o mais importante é pensar e agir no presente, pois é nesse cenário que vivemos.

O presente deve ser vivenciado espontaneamente, naturalmente, sem pressupor a possibilidade de “ajustar” crianças e adolescentes em determinado padrão, na confiança que serão saudáveis no futuro. Um presente saudável, o aqui e o agora são as certezas de uma construção bem elaborada. Assim, o viver o presente, focar no presente, sem querer acelerar nada. Sem mais slogans que as crianças são o futuro. É obvio, contudo, antes disso, elas são o presente.

Como estão sendo cuidadas e educadas as crianças bem pequenas, as pequenas e adolescentes? O que está sendo oferecido a elas para o lazer, alimentação do corpo, das emoções e espiritualidade. Como estão hoje? O que fazem? São alegres, criativas, espontâneas, comunicativas, seguras, confiantes? Cooperam, colaboram, seguem regras, sabem esperar, respeitam limites? No presente, estão cumprindo seus papeis de crianças e adolescentes, na atualidade?

Basta vivenciar nas políticas, programas voltados à infância e adolescentes, nas escolas, todos os projetos visam contribuir na formação de um sujeito reflexivo, cidadão...não se percebe um olhar para o presente da infância, pelo menos no Brasil, há uma massificação, mesmo nas bases teóricas. A universidade possui muitas pesquisas, que em princípio parecem relevantes, inéditas, porém o que, de fato, esse potencial teórico contribui para a vida atual dessas crianças e adolescentes?

O futuro de toda a humanidade não será feito somente das crianças e sim daquilo que o adulto de hoje projeta para elas, porém as tratando com dignidade e respeito, hoje. Permitindo o brincar, a espontaneidade, o seu desenvolvimento de forma mais natural, menos padronizada. O educador precisa fazer um esforço para perceber o presente não somente desses grupos, mas, também, enquanto adulto, deligar-se do ontem, não viver no amanhã e sim o seu hoje.