Maria Helena
O PPP de uma instituição deve ser atualizado anualmente,
em suas metas e ações, para saber as mesmas foram alcançadas, concretizadas. E
o que não foi possível, além de ser justificado, ficará como uma necessidade incluída para o próximo ano letivo.
Diante do contexto vivido, das leis e normativos dos
respectivos sistemas, como serão as orientações para as observações do PPP 2020
e planejamento 2021?
Lembrando as partes principais de um projeto: histórico
da revisão do plano, com a justificativa, indicando a participação. Histórico da
instituição e do nome, ainda uma questão fundamental, diagnóstico da
comunidade. Pois bem, esse foi elaborado em fevereiro, recordando, portanto, o
diagnóstico é a comparação do que temos, a realidade com o ideal em seus
múltiplos aspectos para poder subsidiar aos docentes na compreensão dos
estudantes, sua cultura, possibilidades de lazer, fator econômico, entre outros
elementos interferentes no processo de aprender dos mesmos.
O marco referencial da escola não necessita ser
alterado todo ano, porém a cada três, quatro anos, pois as transformações sociais,
culturais são percebidas com um intervalo de tempo maior. Porém, a crise
provocada pela pandemia veio de tal forma, conforme comentado em textos
anteriores, sem tempos para planejar uma adequação, respeitando o período o
necessário para estudar as situações e suas possíveis fragilidades. As ações
foram previstas pensando no menor prejuízo para toda a sociedade,
principalmente, aos estudantes. E quem criticou, creio ter sido devido às
dúvidas geradas, naquele momento e hoje não há muitas certezas.
Outro item importante do projeto, o diagnóstico das
turmas, conteúdos, competência e habilidades desenvolvidos sobre determinado
componente curricular e a que distância estão do que deveriam saber. Os planos
de ensino elaborados a partir dessas premissas, a proposta de avaliação respeitando
a LDB, lei do sistema e as normativas. Mais um item a avaliação do próprio PPP,
como acontecerá, pois, os indicadores devem ser criados ao longo do processo,
devido à pandemia.
O PPP deve atender a duas questões: uma de cunho legal,
obedecendo leis e normativas e outra ser fiel às propostas pedagógicas ali
contidas.
Penso que ao findar o ano letivo, a avaliação do PPP
deveria conter um relatório descrevendo não somente as leis e normativas às
quais deram suporte às formas de aula não presencial, ou remotas, pois devem
acontecer em tempo real, também constar todas as formações que os gestores,
docentes e até pais participaram. Indicar também as dificuldades encontradas,
os aprendizados. Isso é memória, existe a necessidade do registro para o
futuro, por isso a importância da história, se recordar como e porque as
alterações foram efetuadas em todo o planeta devido a um vírus.
Quando trato do Projeto, entendo aqueles da Unidade Escolar,
bem como da secretaria de educação, sei que alguns sistemas com número pequeno
de escolas, os projetos são elaborados praticamente juntos, pois, são pequenas
as diferenças entre as escolas e as comunidades, no caso, poderia haver um
documento elaborado pela secretaria de educação juntamente com o Conselho
Municipal. Eis aqui um órgão fundamental que tem como uma de suas atribuições
acompanhar as ações das secretarias, no entanto neste momento, deveria normatizar
de forma mais explícita, compreensível a todos que fazem parte da comunidade
escolar.
Reconheço serem muitas as atividades, as alternativas, os
indicadores, as normas, estão todos sobrecarregados com a quantidade de
trabalho, porém estão todos com a mesma meta: acertar.