sexta-feira, 28 de agosto de 2020

ATUALIZAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO NA PANDEMIA

                                          Maria Helena

O PPP de uma instituição deve ser atualizado anualmente, em suas metas e ações, para saber as mesmas foram alcançadas, concretizadas. E o que não foi possível, além de ser justificado, ficará como uma necessidade incluída para o próximo ano letivo.

Diante do contexto vivido, das leis e normativos dos respectivos sistemas, como serão as orientações para as observações do PPP 2020 e planejamento 2021?

Lembrando as partes principais de um projeto: histórico da revisão do plano, com a justificativa, indicando a participação. Histórico da instituição e do nome, ainda uma questão fundamental, diagnóstico da comunidade. Pois bem, esse foi elaborado em fevereiro, recordando, portanto, o diagnóstico é a comparação do que temos, a realidade com o ideal em seus múltiplos aspectos para poder subsidiar aos docentes na compreensão dos estudantes, sua cultura, possibilidades de lazer, fator econômico, entre outros elementos interferentes no processo de aprender dos mesmos.

O marco referencial da escola não necessita ser alterado todo ano, porém a cada três, quatro anos, pois as transformações sociais, culturais são percebidas com um intervalo de tempo maior. Porém, a crise provocada pela pandemia veio de tal forma, conforme comentado em textos anteriores, sem tempos para planejar uma adequação, respeitando o período o necessário para estudar as situações e suas possíveis fragilidades. As ações foram previstas pensando no menor prejuízo para toda a sociedade, principalmente, aos estudantes. E quem criticou, creio ter sido devido às dúvidas geradas, naquele momento e hoje não há muitas certezas.

Outro item importante do projeto, o diagnóstico das turmas, conteúdos, competência e habilidades desenvolvidos sobre determinado componente curricular e a que distância estão do que deveriam saber. Os planos de ensino elaborados a partir dessas premissas, a proposta de avaliação respeitando a LDB, lei do sistema e as normativas. Mais um item a avaliação do próprio PPP, como acontecerá, pois, os indicadores devem ser criados ao longo do processo, devido à pandemia.

O PPP deve atender a duas questões: uma de cunho legal, obedecendo leis e normativas e outra ser fiel às propostas pedagógicas ali contidas.

Penso que ao findar o ano letivo, a avaliação do PPP deveria conter um relatório descrevendo não somente as leis e normativas às quais deram suporte às formas de aula não presencial, ou remotas, pois devem acontecer em tempo real, também constar todas as formações que os gestores, docentes e até pais participaram. Indicar também as dificuldades encontradas, os aprendizados. Isso é memória, existe a necessidade do registro para o futuro, por isso a importância da história, se recordar como e porque as alterações foram efetuadas em todo o planeta devido a um vírus.

Quando trato do Projeto, entendo aqueles da Unidade Escolar, bem como da secretaria de educação, sei que alguns sistemas com número pequeno de escolas, os projetos são elaborados praticamente juntos, pois, são pequenas as diferenças entre as escolas e as comunidades, no caso, poderia haver um documento elaborado pela secretaria de educação juntamente com o Conselho Municipal. Eis aqui um órgão fundamental que tem como uma de suas atribuições acompanhar as ações das secretarias, no entanto neste momento, deveria normatizar de forma mais explícita, compreensível a todos que fazem parte da comunidade escolar.

Reconheço serem muitas as atividades, as alternativas, os indicadores, as normas, estão todos sobrecarregados com a quantidade de trabalho, porém estão todos com a mesma meta: acertar.