quarta-feira, 11 de outubro de 2023

O QUE É LIDERANÇA PARA VOCÊ?

       What is leadership for you?

 Maria Helena

A pergunta foi feita aos participantes de um curso, em um site da internet. Então decidi refletir sobre o tema.

Direto: o líder é o que diz: "faço" e não: "faça". Não entrarei no mérito de variados autores que tratam do assunto, nem dos termos, pois o importante é o conceito.

A humanidade é um grupo que se movimenta de maneira não homogênea e nem linear, tendo, porém, seus valores para guiarem as suas práticas. Portanto, não se deve criticar um período histórico e seus valores por não os termos vivenciado, compreendido. Devemos conhecer, nos apropriarmos dos registros deixados. Quem  registrou?

Ainda que os termos se transformem ao longo da história, a prática sobre um conceito se modifica, quando se entende que, de fato, interferirá na vida dos sujeitos.

Assim, podemos falar de líderes políticos, religiosos, entre outros. Líderes de mercado, é um exemplo que ocupa muitos espaços nas mídias sociais e na academia.

Tratar de liderança no contexto contemporâneo é falar de humildade, da segurança de quem não sabe o todo, mas está a cada dia aberto às demandas. Na atualidade o conceito científico está validado, certificado. Porém, atende as ações do cotidiano? As representações, significado para diferentes significantes, ou quem traz a demanda? Na ação, o que representa a liderança? Aquele que dirige a sua equipe sabe fazer o trabalho de cada um, a fim de intervir quando necessário, inclusive para substituí-lo? Se reúne para escutar realmente? Ou somente para repasse de informações? Sabe distinguir a diferença entre autoritarismo (escuta interna, decisões focadas em si, medo de perder o cargo) e autoridade (escuta o outro, sem medo), aquele que possui conhecimento? Permite ser avaliado para poder aprimorar na função? Aqui um fator importante, a avaliação deve ser proposta por profissionais que compreendam o que são indicadores, utilizam instrumentos

Saber ouvir no tempo certo e com o diálogo pautado em valores nobres, sem querer ser o “chefe bonzinho”, porém, ser um líder ético.

A liderança é um exercício diário de reflexão sobre a prática. Não é uma relação vertical, é um horizonte, meta para onde todos que ali estão caminham, pautados pela missão, visão da empresa.

É possível perceber muitos profissionais com vários títulos, porém são meros chefes. Pensa, analisa, desconfia, não consegue confiar em si mesmo e acaba por não confiar em seu grupo. Não há sensibilidade no olhar para observar as cenas, não há planos de trabalho, baseia-se por estatísticas, sem analisar o movimento por trás dos números.

O líder reconhece o movimento, vê pessoas, seres humanos, colegas que, naquele momento o veem como alguém que ali está para orientar, pensar junto, ensinar. Aquele que cumprimenta desde o presidente da empresa aos funcionários da limpeza com a mesma empatia, por os reconhecerem como semelhantes.

O verdadeiro líder alicerça toda a sua ação em valores humanos nobres, sem perder o profissionalismo.