terça-feira, 30 de março de 2021

VERBOS PARA OBJETIVOS EM PLANEJAMENTO ESCOLAR

 VERBS FOR OBJECTIVES IN SCHOOL PLANNING

Maria Helena

 

Verbo indica uma ação. O ato de planejar leva o docente a pensar em verbos. No entanto, antes disso é preciso saber quanto tempo temos para desenvolver a ação proposta. Lembrando que todo objetivo é para o estudante. Temos objetivos que serão desenvolvidos em três anos, é o caso de U.C.s que fazem parte dos 3 anos da matriz curricular do ensino médio. Ainda, se são para dois anos, um ano, um semestre, uma unidade, um conteúdo.

Para chegar a uma determinada operação mental, se parte de um conhecimento prévio, assim para: diferenciar, deve-se reconhecer, caracterizar cada objeto, para posteriormente diferenciar. Portanto, o docente necessita reconhecer quais operações mentais foram necessárias e se essas foram desenvolvidas até chegar ao verbo escolhido. 

Partindo do suposto que as ações, as quais o estudante irá desenvolver, devem ser aferidas para poder avaliar, portanto o estudante deve provar que aprendeu, aplicando tal conhecimento em uma nova situação.  Assim ele pode: 

 Abstrair – o que indica que houve a ação? Aplicando? Executando?

Ex: Abstrair as ideias principais do projeto;

 Analisar – o que? Como saber que desempenhou a ação? Relatando? Explicando?

Ex: Analisar a obra de Oscar Niemayer: o Conjunto da Pampulha;

 Aplicar – um conceito adquirido a uma nova situação?

Ex: Aplicar a fórmula de X nos exercícios.

 Apreciar – como saber se apreciou?

Ex: Apreciar o evento que originou a independência dos UEA da Inglaterra;

 Compreender – que ação demonstrará que compreendeu? Respondendo corretamente?

Ex: Compreender a importância do estudo da física para a sociedade;

 Caracterizar – o que eles entendem por caracterizar?

Ex: Caracterizar socialmente a importância dos meios de comunicação;

 Classificar -

Ex: Classificar os continentes com seus respectivos países;

 Confirmar – uma nova tese?

Ex: Confirmar o projeto de desenhos com maquetes;

 Considerar

Ex: Considerar as possibilidades oferecidas por um projeto elétrico;

 Criara partir do quê? Conceito de criar, criação? Criatividade? Cuidar para não cair na subjetividade, a avaliação deve ser objetiva, verificável, mensurável. Cuidado ao usar o critério criatividade.

Ex: Criar soluções para infiltração de água em paredes de alvenaria.

 Demonstrar – por quais meios?

Ex: Demonstrar os dados demográficos da população infectada pelo Covid 19 na cidade X;

 Descrever -

Ex: Descrever os passos necessários para a elaboração de um projeto arquitetônico;

 Destacar -

Ex: Destacar os principais países cuja tecnologia serve de modelo para outros países;

 Diferenciar-

Ex: Diferenciar ambiente natural de ambiente social;

 Entender – indicadores que houve entendimento?

Ex: Entender o fluxograma atual usado em grandes empresas do ramo automobilístico;

 Examinar – o que? Para que?

Ex: Examinar o projeto elétrico em seus principais elementos;

 Executar – qual o padrão será aceito?

Ex: Executar o planejamento sobre horta orgânica;

 Exercitar – para memorizar, automatizar, desenvolver outro objetivo e o exercício é uma estratégia?

Ex: Exercitar a habilidade de navegação na modalidade a distância;

 Explicar – a partir do que, resumido, o todo, analisando?

Ex: Explicar a construção da maquete sobre os diferentes tipos de terreno;

 Identificar -

Ex: Identificar os componentes principais da placa mãe;

 Interpretar – textos, imagens? Interpretação passa pela compreensão.

Ex: Interpretar à luz do texto sociedade e consumo, no documentário Y;

 Julgar – como avaliar? Há uma expectativa sobre o juízo que o estudante emitirá?

Ex: Julgar, de acordo com os conceitos de colaboração, a atitude X no filme...............

 Mapear – conceito de mapeamento?

Ex: Mapear um fluxo de informação capaz de conotar uma comunicação eficaz.

 Narrar -

Ex: Narrar a trajetória das civilizações que constituíram as primeiras civilizações no continente;

 Observar – o que? Como saber se observou? Descrevendo?

Ex: Observar as regras para a utilização de IPIs;

 Organizar – indicadores para saber se houve organização: organizar uma festa, um laboratório, livros em uma estante.

Ex: Organizar o laboratório de física, atendendo as normas técnicas;

 Participar – qual o conceito de participar? Da aula? De um evento? Qual ação se espera do estudante?

Ex: Participar do fórum sobre direitos à aprendizagem;

 Problematizar – a partir do que? Qual o significado? Problematizar para quê?

Ex: Problematizar a tese X de Einstein;

 Qualificar – a qualificação atribuída pelo estudante atende a um padrão, conhecido pelo mesmo?

Ex: Qualificar os elementos necessários à argumentação.

 Reconhecer -

Ex: Reconhecer a importância do conhecimento das normas técnicas na aplicação de....;

 Redigir -

Ex: Redigir um resumo dos principais itens estudados em sala;

 Refletir – o que indica que houve reflexão? Relatando?

Ex: Refletir, partindo das ideias de X, sobre o papel das mídias sociais;

 Relatar -

Ex: Relatar os dados da pesquisa sobre as ferramentas mais utilizadas por adultos acima de 60 anos.

 Selecionar -

Ex: Selecionar, após estudos sobre solos, os mais adequados à construção de quadras esportivas.

 Sintetizar – para sintetizar passa-se pela análise, como operação mental, deve estar atendo a isso, talvez o estudante não consiga a síntese porque não sistematizou a análisa.

Ex: Sintetizar as principais ideias de X, estudadas no semestre;

 Sistematizar -

Ex: Sistematizar em ordem cronológica o povoamento dos países da américa do sul;

Lembrando que todos os verbos utilizados nos objetivos devem ser apresentados para os estudantes, assim, os mesmos saberão o que se espera deles.

 leia também: PLANEJAMENTO DE ENSINO: COMO ELABORAR OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS