segunda-feira, 15 de abril de 2013

A CONCEPÇÃO DA VIVÊNCIA CORPORATIVA NA DINSMORE ASSOCIATES


       

Maria Helena da Silva Meller[1]
Orientador [2]


Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral organizar um escopo teórico metodológico do treinamento ao ar livre - TAL, praticado pela Empresa Dinsmore Associates. É uma pesquisa básica, exploratória e descritiva. Cujo procedimento técnico é bibliográfico, predominantemente qualitativa na abordagem do problema. O TEAL ou TAL foi devolvido por Paul Dinsmore, diretor presidente da Dinsmore  Associates com sede no Brasil. O treinamento é desenvolvido ao ar livre proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender a perceber as necessidades dos demais e poder colaborar com os mesmos.

Palavras-chave: Vivência Corporativa. Dinsmore Associates. Treinamento ao Ar Livre.


1 INTRODUÇÃO


Esse texto decorre de uma pesquisa para cumprimento da disciplina Projeto Viver, parte curricular do curso de Supervisão, Orientação e Gestão Escolar, especialização, em nível de pós graduação na ESUCRI- Criciúma SC.
Ao me deparar com o tema, por desconhecê-lo completamente me debrucei em uma investigação de cunho exploratório. Onde obtive resultados necessários para poder direcionar tal trabalho. Portanto, fiz contato com pessoas ligadas à área e obtive como resposta a dificuldade em conseguir base teórica. Em contato com a própria empresa Dinsmore Associates, e consultando seu site, pude direcionar melhor a investigação.
A principal fonte que temos por aqui no Brasil é o livro: TEAL - Treinamento Experiencial ao Ar Livre de Paul Campbell Dinsmore, informado pela própria Empresa.
Por meio da pesquisa exploratória foi possível identificar o autor de tal metodologia e saber que está instalado no Brasil com a empresa Dinsmore Associates no Rio de Janeiro desde a década de 1990.
Portanto, agora havia alguns indícios para iniciar meu projeto questionando: o que levou a Dinsmore Associates a optar pela metodologia TAL? Com o seguinte objetivo,  organizar um escopo teórico metodológico do treinamento ao ar livre - TAL, praticado pela Empresa. Sendo o TAL uma proposta que se resume em um conjunto de atividades lúdicas, destarte com propósitos estratégicos definidos de convivência em situações adversas e de desafios, especificam-se os objetivos desta pesquisa: indicar o fundador de tal proposta; contextualizar o momento histórico inicial e presente de Campbel Dinsmore.
Toda pesquisa científica precisa estar balizada em uma metodologia capaz de sustentar o seu desenvolvimento. Portanto, é uma pesquisa básica, exploratória e descritiva. Cujo procedimento técnico é bibliográfico, predominantemente qualitativa na abordagem do problema.


2. AS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS E SEUS TREINAMENTOS

A modernidade traz consigo a industrialização. No caso a produção até então artesanal e de manufatura cede lugar às máquinas. Contudo, o homem é ainda um ser necessário ao processo de produção. Nos setores primários, secundários e terciários o homem ocupa um lugar de destaque, pois sua criatividade é fundamental ao processo.
Kielwagen (2007) afirma ser fundamental às organizações a recepção aos novos colaboradores. Pois quanto mais rápido e eficiente for a integração desses à proposta da empresa, por conseqüência, maior será a socialização com os colegas e com sua função. O autor segue sua argumentação na defesa de que é necessário um programa que vise alcançar os objetivos de reduzir a ansiedade das pessoas, também a rotatividade, economizar tempo e desenvolver expectativas realista.
O desenvolvimento de um colaborador em uma empresa, ao mesmo tempo, é decorrente do esforço da mesma a fim de proporcionar o treinamento certo para sua equipe. Deste modo, de acordo com Kielwagen (2007) deve se partir de um diagnóstico e da escolha de um método considerado pela empresa, produtivo.
De acordo com Ribeiro (2007) a gestão de pessoas é o espaço na empresa designado em desenvolver as atividades relacionadas às pessoas. Pois são essas que formam uma organização.
Uma das preocupações das atuais corporações é resolver conflitos sem utilizar a força e o poder e, sim, levar as pessoas à auto-análise, conseguindo trabalhar em colaboração com os demais funcionários de um mesmo setor.
Campbell (2005) afirma que um conflito é positivo quando ajuda solucionar problemas, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e dos objetivos institucionais. Isso na contemporaneidade.  O autor segue sua reflexão afirmando que os conflitos tendem a distorcer o comportamento das pessoas, por vezes levando essas a busca de justificativas e não de valores.
Para Campbell (2005) a melhor forma de resolver conflitos é pela colaboração, pois não busca vencedores e nem vencidos. Porquanto as partes envolvidas buscam soluções que sejam as melhores para todos, assim há a responsabilidade e comprometimento do coletivo na busca de soluções.
A proposta da resolução de conflitos, por meio da colaboração, deve ser planejada. Para tanto a equipe responsável deve ter um conhecimento suficiente sobre as diferentes características humanas.
Para o autor referido, várias são as teorias que vem estudando o comportamento humano. “Muitas dessas opiniões têm sido agrupadas em teorias comportamentais de gerenciamento, as quais fornecem explicações para o comportamento humano quando as pessoas estão organizadas de uma maneira estrutural para alcançar metas estabelecidas”. (CAMPBELL, 2005, p.154)
 Deste modo, ainda de acordo com o autor, alterar comportamento individual é conflituoso, alterar comportamento de um grupo demanda conhecimento, paciência e persistência por parte de todos.


3. DINSMORE ASSOCIATES E O TAL

             O que é o TEAL? De acordo com a página da referida Empresa. http://www.dinsmorecorp.com/br/teal/teal O TEAL (Marca Registrada a Dinsmore Associates) (Treinamento Experiencial ao Ar Livre) é considerado uma revolução em educação empresarial. Trazido dos Estados Unidos para o Brasil na década de 1990 por Paul Campbell Dinsmore, provocou uma mudança na maneira de pensar em treinamento, onde se trabalha o aspecto de que são as pessoas e não os processos que fazem a diferença.

Em sua página http://www.dinsmorecorp.com/br/teal/teal a Empresa segue: Trata-se de uma ferramenta insuperável para a formação de equipes altamente entrosadas, capazes de planejar, tomar decisão e agir rapidamente, quando a velocidade da ação é a chave do sucesso.
Objetivos - Na realização do TEAL busca-se, através de atividades vivenciais, realizar um processo de mudança de comportamento, onde a equipe sempre deverá pensar na forma do todo.
Criado pela Dinsmore Associates em 1992, com a introdução no mercado brasileiro da metodologia outdoor training pelo consultor Paul Campbell Dinsmore, o teal® provocou evolução e evoluiu durante os anos firmando-se como uma ferramenta de aplicações variadas e resultados diferenciados.
Todas as competências a serem desenvolvidas nos profissionais são trabalhadas em eventos de até 20 horas, compostos por aulas teóricas em sala e atividades ao ar livre seguidas de Debriefings de aprendizado. Um diagnóstico elaborado pela equipe Dinsmore para identificar quais competências devem ser desenvolvidas é o início do trabalho.

3.1Paul Campbell Dinsmore

 

Criador do Teal, precursor dos treinamentos ao ar livre oferecidos hoje no mercado, ele é autor de 18 livros sobre temas de gestão.

           Conferencista e consultor empresarial na América do Norte, Ásia, África, América Latina, Europa e Brasil, é considerado referência internacional em gerenciamento de projetos e uma autoridade em gestão de mudança organizacional.
           http://www.dinsmorecorp.com/br/teal/teal  É formado em engenharia pela Texas Tech University e completou o Programa de Gerenciamento Avançado em Harvard. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é autor de livros com publicações no Brasil, Estados Unidos, Japão e Coréia.   
 Em contato com a referida Empresa se obteve a informação sobre o Livro Gerente de Projetos de Campbell que possui agora sua primeira versão em português Manual de Gerenciamento de Projetos. Afirmando que esse livro é a referência para quem trabalha, ou pretende trabalhar, com gerenciamento de projetos.
             Aborda os conceitos básicos do Gerenciamento de Projetos, incluindo as disciplinas fundamentais e os processos requeridos para assegurar que os projetos sejam executados com sucesso, contendo modelos definitivos, estudo de casos, conselhos dos mais destacados profissionais, com experiência em áreas como as de desenho adequado de estruturas organizacionais, geração e manutenção do trabalho em equipe e gestão do ciclo de vida do projeto, e soluções em profundidade para dilemas específicos do segmento de gerenciamento de projetos.     
Dessa forma, de acordo com o site http://www.dinsmorecorp.com/br/teal/teal o Manual de Gerenciamento de Projetos torna-se uma ferramenta essencial para profissionais que desejam obter sucesso em seus projetos, ou mesmo ingressar na área de Gerenciamento de Projetos. Além disso, é um guia indispensável para quem pretende fazer o exame de certificação PMP, com capítulos que correspondem especificamente àqueles que se encontram na mais recente edição do PMBOK® Guide.

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS


            O estudo permitiu fazer asseverações significativas sobre o tema. As empresas sempre buscaram aprimorar sua produção, no entanto, focado no poder e autoritarismo. Fazendo com que os colaboradores não se percebessem como pertencentes à organização.

Com o avanço da ciência as teorias buscaram traçar um perfil do comportamento humano, destacando características fundamentais que pudessem auxiliar profissionais do recursos humanos a desenvolver uma metodologia que compreenda o funcionário como um sujeito de sentimento, emoções, que pensa e, que, portanto, pode auxiliar na busca de soluções.
O treinamento, até então segregado das características do sujeito, dão lugar a uma metodologia que propicia à equipe a percepção de que um grupo é mais que um amontoado de profissionais, e uma equipe é responsável pelo todo, portanto devem se conhecer, se respeitar e colaborar entre si.
O TEAL ou TAL foi devolvido por Paul Dinsmore, diretor presidente da Dinsmore  Associates com sede no Brasil. O treinamento é desenvolvido ao ar livre proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender a perceber as necessidades dos demais e poder colaborar com os mesmos.
Entendo que essa pesquisa não se esgota aqui. Foi apenas uma oportunidade de conhecer uma metodologia que pode ser utilizada não apenas em empresas, contudo em outros setores onde haja a necessidade de aprimorar a convivência em grupo com mais colaboração e solidariedade.

5.Referências


DINSMORE, Paul Campbell. Gerenciamento de projeto e o fator humano: conquistando resultados através das pessoas. Rio de janeiro: Qualitymark, 2005.
RIBEIRO, Elizete Inez Boing. Gestão de pessoas. Associação educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2007.
KIELWAGE, Edson Klaus. Administração de Recursos Humanos. Associação educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2007.

 AMA-Manual de Gerenciamento de Projetos. Disponível em:

Acesso Nov. 2012.





[1] Especialista em Educação. E-mail: mhsmeller@gmail.com
[2] Professor Dr. Vicente Volnei de Bona Sartor. E-mail: Vicente@esucri.com