quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

MARKETING EDUCACIONAL EM UMA CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA DE EDUCAÇÃO: LIMITES E PERSPECTIVAS

EDUCATIONAL MARKETING IN A DEMOCRATIC CONCEPT OF EDUCATION: LIMITS AND PERSPECTIVES                                                              

 Maria Helena 


Resumo:
O presente artigo decorre da solicitação do professor Ricardo Espínola na disciplina de Marketing Educacional desenvolvido no curso de Especialização em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar na Instituição Esucri – Criciúma/ SC. O tema está relacionado a analise do contexto escolar em que se vislumbra a colaboração do marketing não como promoção de vendas de produto. No entanto, como conhecimento da realidade educativa em evidência para elaboração de estratégias adequadas à eficácia da instituição, em seu papel social.
Palavras chave: Marketing. Escola. Democracia.


1 INTRODUÇÃO

A educação brasileira em sentido amplo desenvolve-se de acordo com sua construção histórica e cultural. No que se refere à educação escolar sua sistemática conforme a conhecemos atualmente é bastante recente, haja vista, em nível de legislação ser citada em 1934 com a área da saúde. No que concerne ao termo marketing utilizamos o conceito de Philip Kotler que afirma marketing ser o processo social e administrativo através da criação e troca de produtos e valor com outras pessoas.


2 UM POUCO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

                Toda pesquisa necessita de um aporte teórico para que seja considerada científica. Portanto, os procedimentos metodológicos, de acordo com Otani, 2004, uma pesquisa científica é um grande passo, quer para um sujeito, quer para a sociedade, pois se utilizam de seus resultados em sua prática social, portanto exige rigorosidade em sua trajetória. Segundo Gil (2002 apud OTANI 2004, p. 33) a pesquisa busca respostas aos questionamentos elencados, destarte exige racionalidade e sistemática, ou seja, neste caso, por meio das leituras efetuadas compreender em que mediada o marketing é uma ferramenta em favor a educação em meio a um cenário capitalista cuja estratégia é a visão neoliberal e a globalização ou um instrumento necessário para a concretização dos indicativos a uma educação democrática.
             A partir de dados obtidos no preâmbulo da Constituição Federal Brasileira, onde busca assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça fundada na harmonia social com a solução pacífica das controvérsias, nos Princípios Fundamentais, entre eles o da cidadania, a dignidade da pessoa humana a de construir uma sociedade livre, justa e solidária é possível fazer algumas reflexões sobre a educação escolar. Visto esta acontecer em um cenário, no dizer de Freire, onde há oprimidos e opressores.
          No dizer de Tardif (2002) é como se fossem dois trabalhos distintos dentro da educação escolar, os produtores do saber e os que executam. Não obstante, estas questões são reais e necessitam ser transformadas em problematização. Em que medida a escola dentro dos parâmetros propostos pela legislação vigente atende a camada popular? Isto precisa ser ressignificado pela reflexão na prática e sobre a prática docente (WEFFORT, 1997).
            Neste sentido,  a Proposta Curricular/SC (2005) a qual se posiciona teoricamente na concepção sócio histórica, aprovisionando um arcabouço capaz de sustentar uma metodologia “em que o estudante possa apropriar-se dos conceitos científicos significativos que lhe possibilitem lidar bem com sua realidade sócio-histórica e acessar as riquezas materiais e espirituais socialmente produzidas” (PC/SC, 2005, p.12). Neste sentido trazemos a questão da gestão, pois a escola é dirigida por profissionais. O termo gestão passou a fazer parte do cenário educativo, assim como em qualquer organização. Contudo, a escola não é uma empresa, tem um papel social bastante definido e regimentado por legislação pertinente, tem a função de difundir o conhecimento.
             A escola nascida somente para uma determinada elite, com a sua popularização, chega a todas as camadas sociais. Isto significa que, atualmente, os estudantes tem acesso às varias instituições, dos vários níveis. Percebe-se aqui um avanço com relação ao direito à educação escolar.


3 MARKETING E EDUCAÇÃO

           É de conhecimento dos educadores que estamos imersos em um contexto de competição, em todos os aspectos. Com a popularização da escola e do mundo da prestação de serviços, sabemos que a atualização é bastante inconstante. Que a sociedade atual necessita de profissionais capacitados para atuar de forma competitiva no mercado contemporâneo. Neste cenário, caracterizado pela expansão do sistema de formação quer acadêmica, quer por demais instituições o aumento da concorrência entre os estabelecimentos se fortalece a cada dia, torna-se capital o emprego de ferramentas que contribuam para a sustentação e estabilização dessas organizações no mercado.
             De acordo com Espíndola (2011) é quase impossível comprar a fidelidade de um cliente, contudo conquistá-la é plausível. Ainda de acordo com o referido autor, embora as escolas apresentem um papel social diferenciado em sua prestação de serviços, elas trabalham com produtos, pois se espera da escola o ensino e com clientes, contudo existe uma relação vendedor comprador com um diferencial.
            Quando Espíndola (2011) cita (KOTLER1998), enfatizando que satisfazer o cliente significa trabalhar com mercados na tentativa de realizar as trocas em potencial com o objetivo de satisfazer as necessidades e desejos humanos é importante salientar a seriedade deste aspecto no que se refere à educação, principalmente às crianças e adolescentes do século XXI. Pois é uma geração com características e necessidades bastante distintas do século XX. A instituição que se eximir desta percepção estará, de fato, fadada ao fracasso.
           Conhecer as demandas atuais e futuras é tarefa da escola atual. As possibilidades a curto, médio e longo prazo para que não se perca nestas contradições em que está imersa a escola. As instituições de ensino estão inseridas em um contexto constituído por múltiplos fatores, mesmo com planejamento, ainda, são imprevisíveis, e por que não dizer provisórios em muitas circunstâncias improvisados. Caracterizando como oportunidade em fazer da escola uma instituição que necessita conhecer a sua missão, suas metas e objetivos, fornecendo pistas à nova geração de um mundo contraditório, no entanto “contaminado” por seres humanos.


4 CONCLUSÃO

             No que tange a pesquisa, ora feita, é possível inferir que, mesmo em um sistema capitalista com uma visão democrática de educação, quando se concebe o marketing como um estudo da realidade buscando pontos frágeis e fortes na ânsia de aprimorar os trabalhos torna-se possível haver uma compatibilidade.
           É importante salientar, contudo, se a compreensão do marketing acontecer como promoção de produtos com o fim de, somente, o lucro se tem aqui um paradoxo no que se refere à educação democrática, haja vista o pais possuir nuances bastante distintas de suas classes sociais. Neste caso, a gestão escolar há que possuir uma formação ampla, não somente pedagógica no sentido estrito, não obstante em sentido vasto, apreendendo a educação e o marketing como elementos de uma mesma face social. Fazendo uma leitura antropológica de sua instituição e de seus atores a fim de oferecer uma educação que, de fato, forme para a cidadania.

REFERENCIAS
CLARO, Alberto Entrevista com o professor Dr.Alberto Claro sobre MARKETING EDUCACIONAO, por Marcello Chamusca, do Portal RP-BAHIA. Disponível em: Acesso em: 17 de maio. 2011.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.
ESPINDOLA, Luiz Ricardo. Fundamento de Marketing. Criciúma, SC, ESUCRI, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
OTANI, Nilo. Metodologia do trabalho científico. Criciúma, SC, ESUCRI, 2010.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.