sábado, 23 de julho de 2022

Talvez essa "tal" felicidade

                                                     Maria Helena 

Talvez a pandemia tenha evidenciado mais o conceito do termo felicidade. 

O conceito de felicidade é amplo. O antônimo de feliz é infeliz, que significa: suas vontades desejos, objetivos não foram realizados; medíocre; desgraçado; pessoa que suscita pena. 

Aquele que persegue a "tal" felicidade, percebe que seu antônimo é infeliz? 

Penso que a maioria das pessoas busca considerar suas qualidades, seus momentos especiais, suas possibilidades. A impressão que passa é que poucas pessoas se sentem bem no lugar de ser digno de pena. Aquele despossuído de qualquer graça, ou o desgraçado. 

Talvez seja necessário fazer uma reunião com o "Eu mesmo" para uma análise daquilo que se entenda por felicidade, o que é, quanto tempo dura, como conseguir, entre outras. 

Quando se sentir alegre contabilize. Ao sentir-se satisfeito, contabilize. Diante de uma situação de contentamento, por menor que seja, contabilize. Ao sentir tristeza, Cuidado! não confunda os sentimentos: existe raiva, culpa, medo, constrangimento, entre outros. Tome contato com o que está sentindo. Muitos desses estão mascarando outros sentimentos os quais não conseguimos representar por palavras. Observe o que causou e  perceba o que precisa para atravessar tal situação: Paciência? Calma? Empenho? Perdão? Coragem? Fé?

  Divida as alegrias, contentamentos e satisfação com aqueles que partilham o mesmo espaço, mas evite partilhar seus sentimentos mais puros positivos ou negativos com o primeiro que aparece, pois aquilo que te é muito importante, o "Outro" pode desqualificar.

Talvez seja importante rever o que é ser infeliz, para poder resssignificar o que é estar feliz, perceber que a dinâmica da vida, por ser um movimento intenso, ocasione tantas situações incertas, decepcionantes, tristes. Contudo, o oposto acontece na mesma proporção. Porém, nossa memória se fixa no que causou mais pânico ou similar.

Não significa que ao final da reunião, auditoria com o "Eu mesmo", a matemática esteja errada. Precisa simplesmente rever.

Quem sabe esqueceu de colocar na reunião todas as pequenas vitórias, todas as lágrimas de alegria, todos os sorrisos de contentamento. Quem sabe esteja esperando que, de fato, a vida seja um outdoor de propaganda da família feliz. E não parou para pensar na dinâmica da vida, as suas transformações. Quem sabe...

Talvez aqueles que estejam querendo se conhecer entendam que tudo o que é dinâmico, se transforma, cresce. Aqueles que estão viajando para dentro de si passem a observar a natureza em seus ciclos e talvez, quem sabe.. percebam tanta "coincidência", e que somos a natureza, portanto seguimos as mesmas regras.

Talvez as pessoas estejam compreendendo um pouco que, de fato, são as pequenas alegrias que contam. E a soma de todo pouquinho do que é bom e positivo possa se chamar vida plena. Talvez...