VERBS FOR OBJECTIVES IN SCHOOL PLANNING
Maria Helena
Verbo indica uma ação. O ato
de planejar leva o docente a pensar em verbos. No entanto, antes disso é
preciso saber quanto tempo temos para desenvolver a ação proposta. Lembrando
que todo objetivo é para o estudante. Temos objetivos que serão desenvolvidos
em três anos, é o caso de U.C.s que fazem parte dos 3 anos da matriz curricular
do ensino médio. Ainda, se são para dois anos, um ano, um semestre, uma unidade, um conteúdo.
Para chegar a uma determinada
operação mental, se parte de um conhecimento prévio, assim para: diferenciar,
deve-se reconhecer, caracterizar cada objeto, para posteriormente diferenciar.
Portanto, o docente necessita reconhecer quais operações mentais foram necessárias
e se essas foram desenvolvidas até chegar ao verbo escolhido.
Partindo do suposto que as ações, as quais o estudante irá desenvolver, devem ser aferidas para poder avaliar, portanto o estudante deve provar que aprendeu, aplicando tal conhecimento em uma nova situação. Assim ele pode:
Ex:
Abstrair as ideias principais do projeto;
Ex: Analisar a obra de Oscar Niemayer: o Conjunto da
Pampulha;
Aplicar – um conceito adquirido a uma nova situação?
Ex:
Aplicar a fórmula de X nos exercícios.
Ex:
Apreciar o evento que originou a independência dos UEA da Inglaterra;
Ex:
Compreender a importância do estudo da física para a sociedade;
Ex:
Caracterizar socialmente a importância dos meios de comunicação;
Ex:
Classificar os continentes com seus respectivos países;
Ex:
Confirmar o projeto de desenhos com maquetes;
Ex:
Considerar as possibilidades oferecidas por um projeto elétrico;
Ex: Criar soluções para infiltração de água
em paredes de alvenaria.
Ex:
Demonstrar os dados demográficos da população infectada pelo Covid 19 na cidade X;
Ex:
Descrever os passos necessários para a elaboração de um projeto arquitetônico;
Ex:
Destacar os principais países cuja tecnologia serve de modelo para outros
países;
Ex:
Diferenciar ambiente natural de ambiente social;
Ex:
Entender o fluxograma atual usado em grandes empresas do ramo automobilístico;
Ex:
Examinar o projeto elétrico em seus principais elementos;
Ex:
Executar o planejamento sobre horta orgânica;
Ex:
Exercitar a habilidade de navegação na modalidade a distância;
Ex:
Explicar a construção da maquete sobre os diferentes tipos de terreno;
Ex:
Identificar os componentes principais da placa mãe;
Ex:
Interpretar à luz do texto sociedade e consumo, no documentário Y;
Ex:
Julgar, de acordo com os conceitos de colaboração, a atitude X no
filme...............
Ex:
Mapear um fluxo de informação capaz de conotar uma comunicação eficaz.
Ex: Narrar a trajetória das civilizações
que constituíram as primeiras civilizações no continente;
Ex:
Observar as regras para a utilização de IPIs;
Ex:
Organizar o laboratório de física, atendendo as normas técnicas;
Ex:
Participar do fórum sobre direitos à aprendizagem;
Ex:
Problematizar a tese X de Einstein;
Ex:
Qualificar os elementos necessários à argumentação.
Ex:
Reconhecer a importância do conhecimento das normas técnicas na aplicação de....;
Ex:
Redigir um resumo dos principais itens estudados em sala;
Ex:
Refletir, partindo das ideias de X, sobre o papel das mídias sociais;
Ex:
Relatar os dados da pesquisa sobre as ferramentas mais utilizadas por adultos
acima de 60 anos.
Ex:
Selecionar, após estudos sobre solos, os mais adequados à construção de quadras
esportivas.
Ex:
Sintetizar as principais ideias de X, estudadas no semestre;
Ex:
Sistematizar em ordem cronológica o povoamento dos países da américa do sul;
Lembrando que todos os verbos utilizados nos
objetivos devem ser apresentados para os estudantes, assim, os mesmos saberão o
que se espera deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário