terça-feira, 2 de abril de 2013

POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E DEMANDAS TECNOLÒGICAS DA SOCIEDADE: FRONTEIRAS E APROXIMAÇÕES



Maria Helena da Silva Meller[1]


Resumo:

O presente artigo decorre do cumprimento da disciplina Políticas Públicas, desenvolvida no curso de Especialização em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar na Instituição Esucri – Criciúma/ SC. O tema está relacionado ao contexto educacional brasileiro no que se refere às políticas públicas, à análise das demandas tecnológicas da sociedade e a formação docente.


Palavras chave: Políticas Públicas. Tecnologia. Formação docente.


1 INTRODUÇÃO 

             
Este texto busca analisar as políticas públicas na prática social, tendo como eixo a instituição escola. Destarte, convém questionar as Políticas Públicas atendem, efetivamente, às demandas de uma sociedade tecnológica? Neste sentido, os nossos professores em sala de aula possuem formação para os desafios de nossos futuros cidadãos quanto ao domínio de conteúdos exigidos para a atual e futura sociedade em que esses cidadãos irão (con) viver e ou trabalhar?


1 – O INTERIOR DAS INSTITUIÇÕES E A POLÍTICA PÚBLICA

Minha escrita está balizada em minha formação com base freiana, haja vista, ter sido aluna de Madalena Freire e em meus vinte e seis anos de atuação na educação escolar. Sendo os últimos quinze anos com a formação docente, quer na academia, quer no chão das instituições. Portanto, parto da premissa de que a verdadeira formação continuada deve partir da realidade em que o professor está inserido.
   Em meu trabalho de formação com docentes, venho fazendo algumas constatações, dentre elas, a ânsia do professor. Seu conhecimento acadêmico distanciado da realidade em que atua o leva a formular perguntas: quem, de fato, são os alunos do século XXI? Qual a expectativa das famílias atuais? Qual o papel do professor neste cenário? O que a sociedade na era tecnológica espera da educação escolar? E o papel social da escola em uma vertente democrática de educação? Estas perguntas vem acompanhadas de angústia e, muitas vezes, falta de esperança. Contudo, estas questões são reais e necessitam ser transformadas em perguntas para que haja, de fato, a pesquisa. Esse primeiro movimento da queixa deve dar lugar à busca de respostas, em uma consistente fundamentação teórica. Pois a concepção de estudante, homem, sociedade, escola e de mundo atual, está bastante diferente daquela do inicio do século XX.
O que foi possível trazer desta prática em escolas das redes: pública municipal, estadual e particular? Que o professor tem uma base teórica fragmentada. Conhece os autores, e não suas teorias. Possui um discurso bastante distante da prática. Conferências e palestras que não partam da realidade e não dialoguem com o professor estão deixando este profissional com mais desânimo. Isto precisa ser ressignificado pela reflexão na prática e sobre a prática docente.
A questão mais difícil de lidar, nos cursos de formação, são as resistências dos docentes. Pois buscam culpados para os fracassos e não se incluem no processo. A reflexão proporcionada visa que os mesmos se percebam como corresponsáveis, na medida em que são profissionais com formação acadêmica. Busca-se, ainda, mostrar-lhes os limites em o professor está imerso. Fronteiras de toda ordem: sociais, econômicas políticas, e principalmente, culturais. Onde o conhecimento dos estudantes, seus valores estão muito distantes daqueles desejados pelas escolas, pelos valores e normas instituídos pela sociedade e outorgados pela legislação em vigor.
Nas escolas, professores que não conhecem a proposta curricular à qual pertence a sua instituição. Trabalham isolados dos colegas e sem acompanhamento de superiores, no sentido de orientar-lhes. Rotatividade de professores, por serem admitidos em caráter temporário.
Este quadro ora apresentado é o espaço onde perpassam toda a legislação pertinente à formação de cidadãos para a sociedade atual. Por meio de suas aulas, os professores traduzem, seus objetivos traçados pelas diretrizes curriculares nacionais, em conteúdos, na ânsia de fazer ampliar as operações mentais dos estudantes a fim de propiciar-lhes o desenvolvimento de competências e habilidades.  Planejamentos, técnicas, aulas diversificadas, avaliação processual, aulas em laboratórios, a fim de favorecer o aprendizado. Contudo, para qual sociedade?
A sociedade atual, em seus múltiplos aspectos, teve um avanço tecnológico no último século, muito mais rápido que sua história anterior. Sem dúvida, decorrente de suas necessidades, pois é a partir dessas que o homem modifica a natureza e se modifica. É nesta interação.
Em todos os setores da sociedade houve transformações, nunca se ouviu falar tanto em cuidar do planeta, devido a sua exploração para criar cada vez ferramentas que agilizam os processos. Não se precisa mais sair de casa, on line você faz compras, locações, pagamentos e até, conhece pessoas. Diagnósticos mais rápidos, curas para várias doenças. As distâncias encurtam, você está atualizado sobre qualquer assunto.
Para este novo modelo de sociedade, um novo modelo de escola.
A democratização ou massificação das escolas leva todo cidadão passar por ela com o sonho de ascender socialmente. Em que medida os compromissos institucionais com os sujeitos, de fato, garantem as expectativas provocadas pela sociedade? Situações de buscar uma vida melhor, tendo assegurado trabalho, moradia, saúde e lazer.
O quadro anteriormente descrito sobre a educação escolar nos faz refletir sobre os novos rumos que as políticas públicas precisam abraçar.
Em 1994 em uma reunião com representantes do mundo todo foram elencados os Quatro Pilares da Educação para a sociedade atual: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. Esta aprendizagem voltada ao pensar, problematizar, fazer dos conflitos situações de pesquisa e, ainda, conviver com os outros, pode ser vista em uma concepção bastante capitalista. Pois se traduziu nos Parâmetros Curriculares que tratam das competências e habilidades, sem dúvida fundamentais ao desenvolvimento tecnológico, contudo, há se certificar de que a criatividade esteja presente pra que não se esgote as respostas padrão.
Ao perguntar se o professor está preparado para a sociedade, auxiliando na formação, há que se perguntar a serviço de quem? Pois todas as tendências pedagógicas formam para a vida, porém qual vida? Erudita, trabalho, reflexão, auto-gestão. Ou para o trabalho como intervenção social, se percebendo como um sujeito que faz e é história, para resolver os conflitos existentes. Saber que é emoção e espírito, além do cognitivo.
Quando o discurso do conhecimento começa perder espaço para a sabedoria, ainda estamos discutindo o nível da informação e da tecnologia a serviço de quem, mais uma vez fica evidente que a academia apresenta uma teoria, muitas vezes, revestida de fantasia, para quem está no “chão”, e para quem esta de fato “ longe do povo”.
Temos que ter consciência, não fazer o fazer o pacto, a academia incentiva a autonomia, não obstante só podemos afirmar o que a essa deseja.
Neste circulo vicioso, onde perpasso dos teóricos aos docentes, chão de sala, onde lecionam para trinta turmas com 35 alunos, fica mais complexo ter um discurso pronto, mesmo que teórico. Há que se colocar no lugar dos sujeitos, como fez a filósofa francesa Simone Weill, para poder sentir e dali pensar, em suas perspectivas.
À escola foi outorgado o papel social do ensino, entretanto não cabe somente a ela essa carga binária, fracasso – sucesso. São vários os elementos que se entrecruzam e influenciam na formação de um sujeito. A conjuntura atual, onde jovens se comunicam com o mundo todo, virtualmente, no entanto não tem coragem de olhar nos olhos de seus pais demandam um novo paradigma de educação, não somente escolar, educação global.
Em um momento que a educação formal privilegia o conhecimento cognitivo, descartando os demais aspectos do ser humano. É necessária a percepção do educar o sujeito em sua inteireza, pois a atualidade e o futuro podem estar desprovidos de pessoas criativas, sensíveis para poder, de fato, contribuir, inspirar e orientar Políticas Públicas com Planos, Diretrizes, que leve em conta a sociedade atual e suas necessidades.

3 CONCLUSÃO

E possível inferir, após a reflexão que as políticas públicas atuais, na formatação presente apresentam muitas limitações. Há uma legislação estabelecia fundamentada na cidadania e na construção coletiva. Contudo, sua cotidianidade não permite que se ponha em prática todas as suas metas.
A sociedade atual, por meio de seu avanço tecnológico teve muitas vitórias, porém, se faz necessário uma reflexão permanente de todos, e não somente de legisladores, de quem pode participar efetivamente de suas vantagens.
Além disso, afirma-se que a escola, mesmo com todas as suas limitações e as mazelas pedagógicas, ainda se constitui em um local de respeito, de conflitos e de ensino, porquanto resta o fazer e a esperança por um mundo melhor para esta e as próximas gerações.

baseado nas leituras:

APPLE, Michel W. Para além da lógica do mercado: compreendendo-se e opondo-se ao neo liberalismo.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

BRASIL, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. D.O.U.

DELOERS, Jacques. Os Quatro Pilares da Educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. 8ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESC, 2003. p. 89 – 102.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

OTANI, Nilo. Metodologia do trabalho científico. Criciúma, SC, ESUCRI, 2010.

PERONI, Vera Maria Vidal: Dilemas da educação Brasileira em tempos de globalização: entre o público e o provivado. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed 2007





[1] Maria Helena da Silva Meller – acadêmica do Curso de especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar – mhsmeller@gmail.com

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