segunda-feira, 1 de março de 2021

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO SUPERIOR

                                                                Maria  Helena

Como o nome indica é o planejamento de um processo que deverá seguir um curso, como um rio, possui seu limite, há uma direção, os rios desaguam em outros rios até que chegue ao seu objetivo, o mar.

 Este seriam os itens essenciais: (observe algum documento orientador da Rede ou Instituição, um tutorial)

 

1.  Identificação:


2.  Justificativa – se for o primeiro projeto, justificar a necessidade de implantação do curso, se for alteração, atualização do plano: constar as leis, normativas, referentes ao curso e ao projeto institucional.


3.  Dados quantitativos: recursos materiais que o curso se utiliza, quadro de funcionários do curso, Unidades Curriculares, n.º de alunos por turma, n.º de reprovados, evadidos dos 2 últimos anos. Para poder projetar.


4.  Perfil de: egresso, docente, coordenador de curso.


5.  Referencial teórico: teoria de aprendizagem, de currículo, avaliação, planejamento, concepção da adolescência e jovens. Forma direta, nas concepções cuja instituição se apoia, não necessita trazer todas. Lembrar que o Projeto Institucional, possui todas as concepções de forma ampla. Poderá ser um resumo do que trata o PDI, lembrando das normas referentes às citações diretas e indiretas. Não há necessidade de trazer novos autores. Somente quando o referencial do PDI for atualizado.


6.  Diagnóstico: o projeto geral institucional parte das necessidades de cada curso. Lembrando que diagnóstico é a comparação entre o ideal de curso e a realidade posta. Um quadro respondendo – que temos, fazemos e o que devemos ter, fazer.


7.  Programação: indicar as necessidades a serem executadas, as estratégias, os responsáveis e prazos.

Deixar metas para o Projeto Institucional, lembrando: meta possui percentual e prazo.

8.  Avaliação: indicar o prazo, os participantes que avaliarão o Projeto. A programação deverá ser avaliada anualmente e o referencial teórico, a partir das atualizações do projeto Institucional.


9.  Observações gerais: sobre as rotinas do curso, indicar o Regimento Interno como documento que normatiza todas as questões referentes aos profissionais e estudantes.


10.         Referênciais bibliográficos;

Anexos ou apêndices.

Planos de ensino.


 


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