Maria Helena
Como o nome indica é o planejamento de um
processo que deverá seguir um curso, como um rio, possui seu limite, há
uma direção, os rios desaguam em outros rios até que chegue ao seu objetivo,
o mar.
1. Identificação:
2. Justificativa – se for
o primeiro projeto, justificar a necessidade de implantação do curso, se for
alteração, atualização do plano: constar as leis, normativas, referentes ao
curso e ao projeto institucional.
3. Dados quantitativos: recursos
materiais que o curso se utiliza, quadro de funcionários do curso, Unidades Curriculares, n.º de
alunos por turma, n.º de reprovados, evadidos dos 2 últimos anos. Para poder
projetar.
4. Perfil de: egresso,
docente, coordenador de curso.
5. Referencial teórico: teoria
de aprendizagem, de currículo, avaliação, planejamento, concepção da adolescência
e jovens. Forma direta, nas concepções cuja instituição se apoia, não necessita
trazer todas. Lembrar que o Projeto Institucional, possui todas as concepções
de forma ampla. Poderá ser um resumo do que trata o PDI, lembrando das normas
referentes às citações diretas e indiretas. Não há necessidade de trazer novos
autores. Somente quando o referencial do PDI for atualizado.
6. Diagnóstico: o
projeto geral institucional parte das necessidades de cada curso. Lembrando que
diagnóstico é a comparação entre o ideal de curso e a realidade posta. Um quadro
respondendo – que temos, fazemos e o que devemos ter, fazer.
7. Programação: indicar
as necessidades a serem executadas, as estratégias, os responsáveis e prazos.
Deixar metas para o Projeto Institucional, lembrando:
meta possui percentual e prazo.
8. Avaliação: indicar o prazo, os participantes que avaliarão o Projeto. A programação deverá ser avaliada anualmente e o referencial teórico, a partir das atualizações do projeto Institucional.
9. Observações gerais: sobre
as rotinas do curso, indicar o Regimento Interno como documento que normatiza
todas as questões referentes aos profissionais e estudantes.
10.
Referênciais
bibliográficos;
Anexos
ou apêndices.
Planos de ensino.
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