Apresentado no - II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE
HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO
NOS PAÍSES IBERO- AMERICANOS (UNESC)
GT: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Julia Helio Lino Clasen
Maria Helena da Silva Meller
Resumo: A problemática
deste artigo baseia-se nas limitações de docentes cuja formação inicial demanda
um conhecimento pedagógico, aborda, o papel dos coordenadores
pedagógicos na formação continuada dos profissionais. O local da investigação foi o IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma. Que
conta com 06 cursos, 06 coordenadores e 60 docentes. Objetiva compreender o gestor na mediação do processo de formação
continuada docente. Objetivos
específicos: verificar a distância entre a prática docente e a proposta pedagógica indicada nos pressupostos
institucionais; relatar as
atividades de formação desenvolvidas com os gestores e refletir sobre o projeto
de formação com os docentes. A base bibliográfica
está em Antonio Nóvoa (1992), Maureci Tardif (2005), Heloisa Luck (2011),
Menga Lüdke (2013) e Legislação Nacional
(1996). A metodologia, abordagem
predominantemente qualitativa. As fontes de
informações de campo, o questionário, observando no PPC – Plano Pedagógico de Curso o que se refere à
formação continuada. Elaboramos a formação aos gestores. Há uma distância entre a teoria, o discurso e a prática
pela falta do conhecimento pedagógico. São dados preliminares a solicitação
de um curso para a formação de gestores como docentes na formação de
professores. Esse estudo poderá resultar em um documento orientador do trabalho
docente.
Palavras-chave: Formação de
professores. Prática docente. Conhecimentos pedagógicos.
1 INTRODUÇÃO
Esse texto decorre da problemática
sobre as limitações de docentes, cuja formação técnica, necessita de um aporte
pedagógico. Aborda, o papel dos coordenadores de curso na formação desses
profissionais, assim, o professor,
além dos conhecimentos técnicos precisa utilizar os conhecimentos pedagógicos
para poder ancorar sua prática docente. Em pesquisas anteriores é possível
observar que o Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Campus Criciúma apresenta uma realidade em que o docente sente
dificuldades em proporcionar uma metodologia adequada aos estudantes atuais. Objetiva verificar a distância entre
a prática e a proposta pedagógica. Com os objetivos específicos: relatar as
atividades de formação desenvolvidas com os gestores e refletir sobre o projeto
de formação com os docentes, cujos mediadores são os gestores e coordenadores
de cursos.
2 METODOLOGIA
A metodologia que
conduz esta pesquisa, para concretizar seus objetivos, em sua classificação é
acadêmica, sendo sua natureza, uma pesquisa aplicada, objetivando
familiarizar-se com o problema. De cunho exploratória e descritiva, pela
observação sistemática de gestores e docentes em seus espaços de aprendizagem, conselhos
de classe e reuniões. Sua abordagem é predominantemente qualitativa.
A
base para a busca de respostas momentâneas para nossas interrogantes foi
fundamentada em Antonio Nóvoa (1992), Maurici Tardif (2005), Heloisa Luck
(2011), Menga Lüdke (2013) e Legislação
Nacional (1996).
Os procedimentos
técnicos empregados são documentação direta. As fontes de informações foram: de
campo, pelo local dos dados coletados, aplicamos questionários semiestruturados
e entrevistas aos envolvidos. A pesquisa-ação pelo agir no problema com uma
proposta efetiva. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas e
questionários aplicados aos dezessete gestores, juntamente com as observações
feitas trazem elementos significativos para aprofundar a pesquisa e aprimorar o
projeto de formação docente.
Com os primeiros
resultados obtidos por meio da pesquisa-ação tomamos conhecimento da
solicitação de um curso de gestores para que os mesmos pudessem ser mediadores
na formação dos demais docentes da Instituição. A avaliação das atribuições da
equipe pedagógica observada do PPC, ratifica o papel desses profissionais no
que se refere a formação continuada e identificando os referenciais teóricos
norteadores da prática pedagógica Institucional.
A elaboração de um
programa de formação pedagógica para os coordenadores de curso e demais
gestores foi projetada. Pretendemos elaborar um documento orientador do
trabalho docente, a partir da formação.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Na atualidade, pesquisadores sobre formação docente, bem como
legislação em âmbito nacional, dispositivos legais dos órgãos pertinentes,
tratam deste mote como obrigatório e necessário à educação escolar. Assim,
convém salientar que o docente necessita de um aporte teórico. Para tanto, a
equipe que coordena o processo de formação continuada de uma instituição deve
possuir metodologias para desenvolver um projeto de formação focada neste
profissional.
A construção deste artigo inicia pela percepção da
pesquisadora, em seu local de trabalho – IFSC, campus Criciúma, onde a maioria dos docentes ministram suas aulas
de forma técnica, não abordando uma proposta reflexiva de sua prática.
O IFSC, possui 05 cursos técnicos, com seus respectivos
coordenadores. Contudo, esses não se percebem como agentes pedagógicos, no
sentido de gestão, evidenciado por meio da pesquisa. Ao questionar os
coordenadores sobre as problemáticas pedagógicas, em pesquisas exploratórios,
esses não conseguem articular uma problematização fundamentada teoricamente e
perceber que é necessária uma formação para ambos, docentes e coordenadores. Assim, o projeto de formação, para
gestores e/ou docentes deve ser elaborado partindo de um diagnóstico, das
necessidades reais dos envolvidos, comprometendo-se com
a formação de cada membro deste grupo.
Portanto, após aplicação de questionários aos docentes e
entrevista com os gestores, tabulando e analisando dados, avaliando as
atribuições da equipe pedagógica, fazendo levantamento bibliográfico,
observando no PPC o que se refere à formação continuada e referenciais
teóricos, foi possível continuar a ação. Elaboramos um projeto de formação
pedagógica para os coordenadores de curso e demais gestores. Com a formação
pedagógica dos gestores (20 horas), conduzidos por uma profissional externa à
Instituição, pretendíamos um trabalho de formação docente, sendo os gestores,
coordenadores de curso, os multiplicadores.
No primeiro encontro, socializamos com o grupo o retorno dos
dados, obtidos pelas pesquisas. Iniciamos
o encontro com um diagnóstico, onde responderam questões sobre sua forma de
planejamento. Discutimos as
respostas, os desafios e as possibilidades. Oportunizamos que cada
gestor-estudante se manifestasse, utilizando a metodologia da problematização,
em uma aula dialogada. Iniciamos o estudo sobre
os fatores que interferem na formação de um sistema educativo e as formas de
gestão.
No segundo encontro, o foco foi Liderança em Gestão Escolar - Heloísa Luck (2011). No
terceiro encontro o tema
Educação Continuada: função essencial do coordenador pedagógico e teoria e
prática: o enriquecimento da própria experiência. No último encontro estudamos os seguintes itens: Formação do Professor: reflexões,
desafios, perspectiva e a dimensão relacional no processo de
formação docente.
Um fator gratificante foi a
solicitação do próprio grupo em elaborar um projeto de formação para os
docentes, assim, iniciado naquela aula com perspectiva de continuarmos em
encontros posteriores. O objetivo de perceber a necessidade do trabalho escolar
com visão de um fazer coletivo foi materializado. As discussões pelo grupo de gestores e coordenação
pedagógica, de documentos oficiais que direcionam o ensino técnico e o
planejamento curricular fundamentou o trabalho desenvolvido com a equipe de
multiplicadores.
4 CONCLUSÃO
Após estudos afirmamos, neste
momento, que há uma distância entre a prática e a proposta pedagógica, sendo
somente agora percebida pelos gestores e docentes. Esta percepção resulta dos
encontros de discussão e reflexão decorrente das atividades de formação
desenvolvidas com os gestores.
Assim, ficou claro que é, também, de responsabilidade do
coordenador, promover palestras, seminários e oficinas para que os docentes
possam construir dinâmicas e conhecimentos práticos para desenvolver as aulas.
A formação continuada dos professores é útil para o enfrentamento de desafios
não previstos no cotidiano escolar. Parte da pesquisa concluída incita a
afirmar que a partir dos estudos do grupo multiplicador, vislumbramos a
formação dos professores, cujo estudo poderá resultar num documento orientador
do trabalho docente.
5. REFERENCIAS
BRASIL.
Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: 9394/96.
Brasília: 1996.
CRISTOV,
Luiza H. da S. Teoria e prática: o enriquecimento da própria experiência. In.:
GUIMARÃES, Ana A. O Coordenador pedagógico e a educação. São Paulo: Loyola,
2009.
LÜDKE,
Menga; ANDRÉ, M. E. D. A. . Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, Rio
de Janeiro: E.P.U., 2013.
LUCK, Heloisa. Gestão
da cultura e do clima organizacional da escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
NÓVOA, Antônio.
Formação de professores e formação docente. In: Nóvoa, Antônio. (org.) Os
professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SCHÖN, Donald A. Educando
o profissional reflexivo: um design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre:
Artmed, 2000.
TARDIF,
Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes 2005.
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