Dinamizando as aulas
Professora Maria Helena da Silva Meller
Uma aula, além dos objetivos
claros, para que obtenha êxito é indispensável uma metodologia condizente que
respeite as características e necessidades de cada faixa etária. A aula é um
espaço de interação, onde diferentes sujeitos se apropriam de um conhecimento
dentro de um componente curricular. Sabemos que há modalidades de aprendizagens
diferentes e precisam ser respeitadas, sabemos ainda que somente a aula expositiva
não surte o sucesso desejado com todos os estudantes.
Em muitas
situações o docente utiliza uma determinada técnica para deixar sua aula mais
dinâmica, no entanto não explora o recurso como poderia, por desconhecimento.
Exemplo ao utilizar o
baralho adaptado para explorar um conteúdo de geografia, (a pergunta no meio de
uma carta e a resposta nos cantos da outra carta) ele também está desenvolvendo
o trabalho em grupo, a atenção, concentração, o respeito às regras. Assim como
o dominó, entre outros jogos.
Quando
se fala em projeto de pesquisa logo se pensa em jovens, no entanto pode se
desenvolver com crianças, é uma oportunidade impar de estimular a curiosidade
dos estudantes, bem como quando perguntamos sobre uma curiosidade e vamos organizando
e registrando (gravuras, desenhos, palavras). Elaboramos: aonde vamos? Por que?
Para que? O que devemos observar? Como registraremos para não esquecer: gravar?
Conversar, fotografar? Na volta o que faremos com esses dados?
Antes da pesquisa – momento de
verificar o que sabem e o que precisam saber.
Durante
a pesquisa como “armazenar os dados.” Após a pesquisa – como tabular e analisar
os dados. Isso dependerá da idade dos estudantes, se sabem ou não ler e
escrever; seu nível de compreensão e interpretação.
Para
tanto, o professor deve ter muito claro o que é pesquisa, como tabular e analisar dados, quais os tipos de
pesquisa. A pesquisa não pode se tornar um recurso banal, ou sinônimo de
visitas, sem objetivos.
Para
as séries mais avançadas, aqui também contamos com a pesquisa bibliográfica,
pois não se vai a campo sem um mínimo de conhecimento sobre o que se deseja
pesquisar. Portanto, ensinar a buscar autores, a fazer citação, a resumir.
Muito
utilizado pelos docentes são as ditas apresentações de trabalho, onde o
estudante pesquisa, faz um resumo e apresenta, atualmente quase que exclusivo
em power point. Qual o objetivo do professor? Qual a fonte pesquisada? Qual o
enfoque que o estudante oferecer ao tema? O que o docente avalia – a apresentação
ou o domínio do conteúdo, se esse é dever do docente?
Outro
recurso são as paródias, situação em que o estudante fica muito mais ocupado em
encontrar a música, as rimas do que o conteúdo. Caso o professor deseje
dinamizar a aula, pode utilizar sim, todavia a avaliação deve vir separada,
pois cada grupo somente se ocupou com o seu tema, durante a apresentação dos
demais cada estudante está ocupado com o seu, comparando ou pensando que já se
livrou. O docente após todas as apresentações deve fazer um aprofundamento, e
aplicar algum instrumento que lhe traga dados que, de fato, houve aprendizagem
por parte dos estudantes, de todos os temas apresentados.
Portanto
mais que dinamizar as aulas é necessário planejá-las e conhecer cada recurso
para poder explorá-lo.
Diante disso alguns
recursos, dinâmicas e técnicas são sugeridas aos docentes. Fica aqui o desafio:
Descreva cada recurso,
indicando em quais áreas, disciplinas podem ser utilizados; como deve ser
explicado ao estudante, e como deve ser avaliado; quais habilidades são
desenvolvidas, além do conteúdo do componente curricular. Como adaptar para
cada faixa etária?
1. Computador
Internet ;
2. Hiperlink – power point - movie maker;
3. Pesquisa
– projeto;
4. Pesquisa
bibliográfica;
5. Saída
a campo, levantamento de dados, fotos, entrevista, aplicação de questionário;
6. Tabulação
de dados;
7. Análise
de dados;
8. Relatório;
9. Resumo
– leitura – compreensão – interpretação;
10. Síntese;
11. Descrição;
12. Painéis
– pintura, gravuras, desenhos, grafite;
13. Teatro
– bonecos, sombras, fantoches;
14. Explanação
– apresentação aula;
15. Música
– trovas, poesia, paródia;
16. Fórum;
17. Seminário;;
18. Júri
simulado;
19. GV
GO GS – grupo de verbalização, grupo de observação e grupo de sintetização;.
20. Jogos;
21. Baralho,
dominó;
22. Gincana;
Em princípio
você ficará irado, pois gostaria que estivesse pronto. No entanto, é necessário
planejar, não é colega professor/a?
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